segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nossos sentimentos sempre têm uma referência.


Quando lemos algo, quando vivenciamos um fato ou sofremos com algum problema é interessante associarmos estes acontecimentos com desenhos, símbolos, músicas, canções, poemas e outras formas líricas de acolher em nossas mentes, de forma suave (ou forte, se for o caso) um momento literário em que a forma é estimulada a ser o que quiser - até ser sem forma.
Vendo a foice e o martelo, símbolo da luta socialista há mais de uma centena de anos, nascido da compreensão da necessidade de união dos trabalhadores do campo com os trabalhadores da cidade, fico alegre, cheio de esperanças de um mundo novo onde o egoísmo seja execrado e a solidariedade exaltada, um mundo em que os seres humanos não explorarão mais o trabalho de outros seres humanos, todos trabalharão pela vivência social livre, criadora e que satisfará plenamente a máxima: "De cada um, conforme sua capacidade; para cada um conforme a sua necessidade".
Muitos "historiadores" dizem que a União Soviética foi um mal para o povo russo e todos os que ficaram sob sua influência. Passados mais de duas décadas da sua auto-dissolução porque seus líderes queriam a Paz Mundial, vemos tremular a cada violência contra um povo, um país, a bandeira ianque! Tenho saudades da URSS! Um país onde a cultura, a ciência, a solidariedade entre os povos, o combate à ignorância religiosa eram efetivos. As gerações novas não sabem, mas, a partir da URSS é que vinham livros de engenharia, medicina, matemática e outras ciências para os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Mesmo o Brasil, sob a ditadura militar que prendia ou sequestrava e assassinava comunistas, tinha que ceder e deixar funcionar no Rio de Janeiro e em São Paulo, livrarias com publicações soviéticas para que nossos cientistas pudessem estudar e ajudar o Brasil a se desenvolver. Mesmo sob a ditadura militar brasileira, artistas soviéticos se apresentaram em nossos teatros e TV.
E quem tinha alguma consciência e comprometimento com a democracia e a liberdade de nosso povo acompanhava a luta da URSS pela paz, mesmo que envolvida numa guerra, imposta pelos EUA, no Afganistão - país que tinha um governo comunista e teve seus reacionários fundamentalistas religiosos financiados pela CIA armados para combater o governo legalmente eleito. O mesmo que aconteceu no Chile, Argentina e Uruguai, onde milhares foram mortos por psicopatas militares.
No horizonte tem uma bandeira vermelha e nela há o desenho de uma foice e um martelo, em cima do desenho há outro, de uma estrela: a estrela do internacionalismo proletário. O mundo só será socialista quando todos os povos conviverem em paz! E nenhuma potência nuclear tiver ainda, em estoque, armas que possam subjugar qualquer outro povo.
A saudade é o sentimento que nos move para a frente porque nos faz sofrer. Avante!

Um comentário:

  1. você já leu "Poema Pedagógico", de Anton Makarenko? é um livro lindo sobre educação que passa um sentimento parecido com o seu.

    ResponderExcluir