quinta-feira, 22 de julho de 2010

Paz ameaçada!






O país em amarelo é a Venezuela, o país em laranja é a Colômbia.


Tais países têm fronteiras extensas com o nosso país, então, tudo que se passa neles e entre eles interessa a nós todos, brasileiros e brasileiras.



Agora e aqui no Brasil um vice-candidato à Presidência faz acusações de que o PT tem ligações com o narcotráfico e com as FARC (será que ele sabe o que significam as FARC-EP para o povo colombiano?). Ora, uma "provocação" idiota em meio à realidade de sofrimento dos povos que vivem ao sul do Rio Grande (que define a fronteira entre México, ao sul, e Estados Unidos, ao norte).

Todas as duas gestões do governo do Presidente Lula apontaram para a necessidade de se combater a pobreza e a miséria, construir , através do diálogo, do acordo, do entendimento a PAZ na América que não é Estados Unidos e Canadá.

O Brasil lidera as tropas no Haiti, e, ao contrário do que acontece no Iraque e no Afeganistão, o povo haitiano respeita e colabora com as tropas da ONU para levantar novamente aquele país tão sofrido. O governo Lula fortalece a união dos povos do Cone Sul da América do Sul e, hoje, envergamos, com orgulho, o passaporte plurinacional do MERCOSUL. Nesta gestão a UNASUL foi criada e tem por objetivo unificar o MERCOSUL com a Comunidade Andina e termos, aqui, uma realidade tal qual a Comunidade Européia.

Enfim, objetivos nacionais de integração regional e continental. É o Brasil mais forte, exercendo seu papel de país-líder nos avanços da democracia e da justiça social.


Mas hei que chega Roda Viva e carrega este mundo pra lá...

Mais uma vez as lideranças do governo colombiano SÃO IRRESPONSÁVEIS E FAZEM CIRCO, provocando um estado de instabilidade no continente. Além de receber ordens de Washington, a canalha do governo anterior e do recém-"eleito" (entre aspas porque o total de votantes não chegou a 50% do total de votantes habilitados, fonte: Agência Carta Maior) provoca o Presidente Hugo Chavez, eleito majoritariamente pela população venezuelana habilitada a votar (Em 2004, a população eleitoral era 14.037.900. Deste total, 5.800.629 (59,09%) votaram por Chávez e 3.989.008 (40,63%) contra. O líder da revolução bolivariana cresceu em número de votantes (1.361.008) e também em termos proporcionais (+3,8%). A oposição cresceu algo (207.321) em número de votos, mas diminuiu percentualmente (-3,8%), fonte: GalizaCig).



Gostemos ou não de Hugo Chavez (e, eu, pessoalmente, não o suporto), o povo da Venezuela o escolheu por várias vezes Presidente. E, convenhamos, com Hugo Chaves o povo venzuelano desabrochou e seu país é respeitado pela comunidade internacional - independente de gostarem ou não do regime venezuelano.


Pois bem, desta vez os belicistas, assassinos de homens, mulheres, crianças, idosos, seus próprios compatriotas (e por isto existem as FARC-EP: defender seu povo contra estes seres de morte!) foram longe demais: o Presidente Hugo Chavez teve que romper relações diplomáticas com a Colômbia. É triste! O cheiro da guerra está novamente em terras da América do Sul, e, novamente é a Colômbia, através do facínora direitista Juan Manuel Santos, ex-ministro militar do governo do outro criminoso de guerra, Alvaro Uribe (que vive uma guerra civil e a quer exportar!) que provoca esta situação!

Onde estão as organizações de Direitos Humanos que não ousam denunciar a realidade colombiana? Medo do padrinho do Norte (os "USA")? Até quando, na América do Sul teremos que conviver com militares hipócritas, vende-pátria, quinta-coluna do imperialismo norte-americano? Os membros de nossas Forças Armadas recebem seu soldo do imposto que pagamos, até quando servirão aos interesses de políticos inescrupulosos.

As Forças Armadas do Brasil aprenderam a lição de se ligar a esses políticos? Os anos da Ditadura Militar ainda estão na memórias de muitos e que não queremos de volta! Todos o povo brasileiro clama!

Queremos PAZ!

Queremos DEMOCRACIA!

BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA OS POVOS DA AMÉRICA DO SUL!

IANQUES VOLTEM PARA SEU PAÍS!

O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!



Leiam as reportagens:



Chávez rompe relações com Colômbia após sessão da OEA22 de julho de 2010 • 14h43 • atualizado às 15h11 (site do "Terra")


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quinta-feira que seu governo rompeu relações diplomáticas com a Colômbia, depois que este país reiterou diante da OEA suas acusações sobre a presença de líderes guerrilheiros colombianos em território venezuelano.
"Anuncio com uma lágrima no coração: a Venezuela rompe a partir deste momento todas as relações com o governo da Colômbia", anunciou o presidente em uma declaração a jornalistas no palácio de Miraflores.
Chávez estava acompanhado do ex-jogador de futebol argentino Diego Armando Maradona, em visita à Venezuela.
Segundo Chávez, foi uma decisão adotada "por dignidade" diante das acusações do governo do atual presidente Álvaro Uribe, que na semana passada acusou a presença de líderes guerrilheiros colombianos nas fronteiras venezuelanas.
A acusação foi reiterada nesta quinta-feira pela Colômbia diante da Organização de Estados Americanos (OEA), em uma reunião convocada especialmente por esse país para tratar do tema da suposta presença guerrilheira na Venezuela.




22/07/10 - 16:07 > INTERNACIONAL - Venezuela rompe relações diplomáticas com Colômbia (ANSA)

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quinta-feira (22) que "se viu obrigado" a romper as relações diplomáticas com a Colômbia. Em evento ao lado do argentino Diego Maradona, Chávez declarou que "felizmente o governo da Colômbia será trocado em poucos dias". "Levo a Colômbia no coração. Me sinto um grande colombiano, mas a elite desse país sempre tem atacado os outros povos. Felizmente o governo da Colômbia será trocado em poucos dias", disse Chávez. No próximo dia 7 de agosto, o mandatário colombiano, Álvaro Uribe, deixará o cargo, que passará a ser ocupado por seu ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos. A decisão foi tomada no mesmo momento em que se reúne o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) para analisar as supostas provas de que guerrilheiros em território venezuelano. Em seu pronunciamento, o embaixador da Colômbia Luis Alfonso Hoyos afirmou que há na Venezuela cerca de 1.500 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN). Antes, o presidente venezuelano já havia negado as acusações e prometeu fazer uma "batalha diplomática" na reunião de hoje da OEA. Hoyos, por sua vez, diz que por muito tempo buscou a cooperação do país vizinho para combater a suposta presença de guerrilheiros na região. A Venezuela, porém, foi "o único com o qual não pudemos ter cooperação", afirmou o embaixador colombiano. O governo da Venezuela disse que as acusações fora feitas para que Uribe afete seu sucessor, que já havia declarado intenção de normalizar as relações bilaterais entre os dois países. Venezuela e Colômbia compartilham de uma fronteira de mais de 2.200 km e, até antes do congelamento das relações diplomáticas, as trocas comerciais chegavam a até US$ 6 bilhões por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário