quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Texto para a promoção do Partido Comunista Brasileiro.
José Roberto Torres de Miranda


Título: Todo sonho poderia ser partilhado!



Partido Comunista: presente!
Tenho medo do comunismo. Afinal virarei uma pessoa comum.
?
Partido Comunista Brasileiro: presente!
No Brasil tem partido comunista?
Tem... e vários!
Como assim? O comunismo tem vários partidos?
Sim, por que não? As cores não são várias e todas não são cor?
Hum...
Qual o mais antigo? 
Se é que tem mais antigo. Tem o que não se recusa a afirmar quem é.
Quem é o que?
Comunista, marxista leninista, defensor não só da democracia como conhecemos e também da democracia popular.
Não entendi?
A democracia não é só eleições, opiniões e escolha de candidatos. A democracia deve ser orgânica, isto é, ser semeada com as ideias e a participação popular, cultivada com o fortalecimento das organizações do estado, da sociedade e dos movimentos sociais e desabrochar com a flor da Liberdade e o fruto da Justiça Social.
Ehh...bonito!
Eu estava dizendo que o país tem mais de um partido comunista. Mas só um é autêntico. É o que consegue unificar os sonhos, a ação democrática e revolucionária das massas, especialmente a constituição da vanguarda proletária que ajudará o povo a superar a exploração do homem pelo homem.
Nossa! Isso é comunismo?
Claro que não! Essa é a forma escolhida pelos comunistas de não se dobrar a corrupção e a degeneração dos processos políticos eleitoreiros da burguesia, ao seu declínio moral e produtivo.
Mas o que é comunismo?
É uma sociedade onde não haverá um Estado repressor, castrador e limitador. Um mundo onde não existirá mais luta de classes porque todos já seremos iguais em direitos e deveres. Será a consequência da conquista e superação do socialismo. 
Não entendi.
É, para sairmos do marasmo ideológico e de depressão social promovido pelo imperialismo, estágio avançado do capitalismo, temos que chegar ao socialismo, momento no qual a máxima "para um conforme sua necessidade, de cada um conforme sua possibilidade" será a regra majoritária no funcionamento do Estado ainda repressor.
Repressor? Mas o socialismo não significa liberdade e democracia também?
Sim, mas esta "liberdade e democracia" são limitadas no Estado imperialista (capitalista), onde os agente anti-sociais e retrógrados ainda são fortes , cabendo ao Estado Popular Democrático isolá-los e puní-los exemplarmente.
Hummm...está me cheirando a ditadura...
Será? E as milhões de pessoas submetidas à fome, às doenças...será que o imperialismo é democrático?


De repente Maria José acordou... olhou a janela. Fazia um dia muito lindo. Os chumaços de nuvens brancas e tranquilizadoras passavam no quadro de sua janela...o mundo poderia ser bem melhor. Levantou-se e foi para o banho pensando como sua vida era boa. Sabia que iria tomar seu café da manhã gostoso. E neste momento teve a certeza de que se filiar ao PCB era sua decisão mais correta! Ela vivia bem, mas milhões não...

Na tarde do mesmo dia foi comunicada sobre uma reunião que debateria os rumos do partido. Ficou feliz e disse para si mesma: não basta ficar estudando e trabalhando, tenho que vencer os medos, o cansaço e agir para que o mundo amanhã seja melhor!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário